AS PRESIDÊNCIAS ABERTAS DE MÁRIO SOARES
ISBN: 9789727980314
Edição ou reimpressão: 04-2002
Editor: Edições Minerva Coimbra
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 229 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 200
Tema: Comunicação e Jornalismo
Exemplar como novo, sem marcas de manuseamento.
PREÇO: 10.00€
----------------------------------------------------------------------------------------------SINOPSE
A democracia
portuguesa nascida do 25 de Abril, trouxe aos portugueses a liberdade de
imprensa, o alargamento do espaço público e a mediatização da vida política. O
desenvolvimento da comunicação política levou os políticos a investir recursos
e a mobilizar esforços na elaboração de estratégias de comunicação, sem as
quais lhes é difícil fazer chegar ao público as suas mensagens. Para obterem a adesão
dos cidadãos os políticos necessitam dos media. São eles que lhes proporcionam
a visibilidade essencial à conquista do voto - única maneira de, em democracia
se alcançar o poder. Ora, nos sistemas políticos que consagram o sufrágio
universal como forma de escolha dos governantes, as estratégias de comunicação
política passam, cada vez mais, pelo recurso à criação de acontecimentos
destinados a atrair os jornalistas. Na medida em que os jornalistas necessitam
de notícias -matéria prima de que se alimenta o seu trabalho - surge uma
complexa teia de relações entre políticos e jornalistas, nem sempre fácil de
gerir e de compreender. Daí a pertinência de questões como:
Quem influência quem?
Quais as estratégias usadas pelos políticos para ser notícia?
Como é que, em Portugal, o Presidente da República, contorna o carácter
essencialmente simbólico da função presidencial e mobiliza os media?
Que estratégias utiliza? De que instrumentos dispõe?
E como reagem os jornalistas?
Estas são algumas questões a que este livro procura dar resposta através da
análise da estratégia e do aparelho de comunicação de Mário soares,
nomeadamente, as Presidências Abertas.
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