NOTAS DA MINHA VIDA E DO MEU TEMPO Vol. I
Homem Christo
Livraria Editora Guimarães e C.ª
Páginas: 221
Dimensões: 190x120 mm
Peso: 194
Exemplar em bom estado. Tem uma assinatura na folha de guarda.
======================================
PREÇO:9.00
======================================
Memórias de Francisco Homem Cristo, figura ímpar da República. Com interesse para a compreensão da história política portuguesa durante o período a que diz respeito o conjunto da obra - da sua juventude até ao regicídio.
"Poderia ter escrito só as "Notas da Minha Vida". Preferi escrever as “Notas da Minha Vida e do Meu Tempo”. Há factos passados, muito importantes, de que as gerações novas não têm nenhum conhecimento. Que sabem elas da vida e transformação dos partidos políticos do velho regime? E dos inícios e desenvolvimento do partido republicano? Quási nada ou nada."
(Excerto do Vol. I)
======================================
Francisco Manuel Homem Cristo (1860-1943). Foi um militar e político republicano. Foi também professor universitário, escritor e jornalista, panfletário notável e político de relevo nos tempos que precederam a implantação da República Portuguesa. "Fundador do semanário O Povo de Aveiro, em 1882, demite-se então do exército. Fez parte do directório do Partido Republicano. Colaborou na revolta do 31 de janeiro de 1891, sendo então, preso. Opositor de Afonso Costa. Pede a demissão do exército em 1909 e exila-se em Paris. Violento polemista na linha de José Agostinho de Macedo, demolidor da política dos afonsistas, acaba por elogiar Carmona e o Secretariado da Propaganda Nacional. Em 1906 edita Pro Patria, obra de reflexão sobre a paz e a guerra e o militarismo, onde advoga a introdução em Portugal do modelo suíço de serviço militar.
======================================
Sem comentários:
Enviar um comentário